sábado, 23 de abril de 2011

LESÕES FREQUENTES NO HANDEBOL

O ombro, o joelho, o tornozelo são os principais locais lesionados dos praticantes desse esporte. As mãos e os dedos também são bastante afetados visto que o handebol, assim como o basquete, é um esporte de altíssimo contato físico.


Atletas dessa modalidade realizam cerca de 48.000 arremessos por temporada, com velocidade média de 130km/h. A energia envolvida nesse fundamento básico do esporte é elevada, afetando e ultrapassando o limite fisiológico dos ombros.


Os mecanismos de lesões no ombro do atleta ocorrem por meio atraumático e/ou traumático. Os movimentos repetitivos, principalmente dos atletas arremessadores, são responsáveis por grande número de lesões atraumáticas.


Os atletas, muitas vezes, apresentam clínica de dor ântero-lateral sugestiva de síndrome do impacto.


Estudos junto aos atletas de handebol afirmam que as lesões nos ombros são as mais graves e persistentes, mas que lesões nos joelhos, nos tornozelos e nas mãos são as mais freqüentes.


Localização das Lesões (% de lesões):
Joelho - 18,9%;
Tornozelo - 17,9%;
Mão - 17,4 %;
Ombro - 8,1%;
Coluna - 7%.


Em relação aos tipos de lesão:
Entorse - 35,3%;
Contusão: 12.5%;
Rótula Muscular - 11%. 




Um comentário:

  1. PRATIQUE HANDEBOL SEM SE MACHUCAR


    Não abra mão de protetores, eles evitam lesões, jogadores profissionais usam tornozeleira, joelheira, cotoveleira e protetor bucal, por que você não?

    Por isso também é indispensável o material adequado e o alongamento antes e depois do treino!!!
    Hóros Hpros Hóros

    ResponderExcluir